Ao contrário do que muitos pensam, essa festa faz referência ao Dia de Todos os Santos e, ao mesmo tempo, ao dia de Finados, e é marcada por tradições e crenças populares.
"Em declarações feitas no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos". No Brasil, observamos que algumas pessoas odeiam a comemoração do evento por entendê-la como uma manifestação distante da nossa cultura.
Desde muitos anos, essa festa acontece um dia antes do Dia de Todos os Santos, e existem teorias de que a festa tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa "Véspera de Todos os Santos".
Pelo fato do 1º de novembro (dia de Todos os Santos) estar cercado de valor sagrado, os celtas acreditavam que o mundo seria "atacado" por demônios e fantasmas na véspera do evento. Dessa forma, o Halloween nasce como uma festa cercada por criaturas estranhas, e que serviriam para afastar os maus espíritos.
A seguir, alguns símbolos do Halloween e seus significados:
Bruxas: são os principais símbolos dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Essa crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo.
Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo em um dia que bebeu demais. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no Céu foi negada e no Inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
Fantasmas: por representarem o susto e o medo, também são um símbolo tradicional da festa.
A seguir, algumas músicas para escutar no Halloween:
Agora, algumas sugestões de filmes para assistir no Halloween:
Halloween, a Noite do Terror - Michael Myers é um psicopata que matou a irmã numa noite de Halloween e está numa instituição psiquiátrica há 15 anos. Em um 31 de outubro, ele foge da instituição e volta para sua cidade para matar e aterrorizar. Escrito e dirigido por John Carpenter, teve pelo menos seis continuações.
A Dama de Branco - Num dia das bruxas em 1962, um garoto é trancado pelos colegas num vestiário da escola. na escuridão ele conhece uma menininha que havia sido morta ali a dez anos. Uma clássica história de fantasmas.
O Estranho Mundo de Jack - Jack vive em Halloweentown, onde seus habitantes passam o ano todo se preparando para a festa do dia das bruxas. Cansado da festa de Halloween, um dia entra numa floresta e descobre a entrada para a cidade do Natal e sequestra o Papai Noel, para que ele possa comemorar o Natal à sua maneira. Ótima animação stop-motion de Tim Burton.
Curiosidade: "O Estranho Mundo de Jack" tem uma adaptação para mangá.
Contos do Dia das Bruxas - Cinco histórias de terror intercaladas, passadas na noite de Halloween. A namorada de um cara obcecada pela festa é atacada; um diretor de escola mostra ser um serial killer; uma jovem virgem procura o cara ideal; um grupo de adolescentes prepara uma travessura trágica e um velho briguento enfrenta o demônio.
Donnie Darko - Um garoto problemático tem visões de um coelho ameaçador, que lhe revela que o mundo vai acabar na noite de Halloween. No dia marcado, seus pais estão viajando e junto com sua irmã, organiza uma festa em casa.
Procura-se Rapaz Virgem - Lauren Hutton é uma vampira centenária que precisa do sangue de três rapazes virgens até o Halloween para manter-se jovem e bela. Torna-se cada vez mais difícil encontrar virgens em Los Angeles, mas seu assistente localiza um rapaz de 21 anos - Jim Carey - ainda virgem.
Boa noite e bom Halloween!
Nenhum comentário:
Postar um comentário